domingo, 13 de maio de 2012

Discos da Infância

Dedico esta postagem aos autores dessas obras maravilhosas feitas para a molecada e aos meus pais que me presentearam com essas canções na minha infância.

Coleção Disquinho

Semana passada eu e meu grande pai estávamos curtindo a 5ª feira de vinil, e o mesmo estava procurando essa coleção para a sua netinha.

Como o próprio nome diz, eram disquinhos coloridos que continham histórinhas infantis. Essa coleção foi relançada em 5 Cds, cada um contendo quatro histórinhas. Não tem o mesmo charme que os vinis, mas encanta a criançada da mesma forma.

Destaco as histórias da "Baratinha", do "Macaco e a Velha" e a "Festa do Céu"! Hilárias!


Trabalho de autoria de Toquinho (Casa de Brinquedos e Canção de Todas as Crianças) e de Vinícius de Moraes (Arca de Noé I e II), com a participação de vários artistas como Chico Buarque, Moraes Moreira, Alceu Valença, Ney Matogrosso, Lucinha Lins, Tom Zé, MPB-4, Elis Regina, Walter Franco, Milton Nascimento, Tom Jobim, Clara Nunes, Elba Ramalho, entre outros.

Preciso falar mais alguma coisa??

Destaco as músicas "A Corujinha", "A Foca", "O Pato", "O Robô" e "A Bailarina".


O musical "Os Saltimbancos" adaptado por Chico Buarque é um clássico. Conta a história de 4 bichinhos que se juntam para virarem artistas.

Destaco a música de apresentação da gata e do jumento.

A adaptação dessa peça ao cinema pelos Trapalhões marcou a minha infância, mas esse disco e o do MPB-4 abrirei destaque e falarei mais embaixo.

 O CD "Boa Noite" foi uma aquisição de minha esposa e veio junto quando casamos. Basicamente músicas clássicas e folclóricas arranjadas para ninar bebês. Muito bacana também.



Pra Gente Miúda I e II são coletâneas de músicas lançadas principalmente nos discos infantis de Vinicius e Toquinho, mas também há outras músicas como "Chocolate" de Tim Maia.

 São interessantes, embora inferiores aos clássicos citados acima.

Os Saltimbancos Trapalhões (1981)

Este disco marcou a minha infância profundamente.

São músicas compostas por Chico Buarque ou adaptadas do musical original. A participação do grupo humoristico "Os Trapalhões" e de Lucinha Lins só aumenta a qualidade do trabalho.

Posso dizer que é um dos melhores discos que já escutei na vida, me alegrou quando criança e me emociona como adulto.

Percebe-se que Chico não deixou a crítica social de lado em suas letras; simplesmente geniais.

1Chico Buarque & Os Trapalhões - Piruetas
2Lucinha Lins & Os Trapalhões - Hollywood
3Bebel Gilberto & Os Trapalhões - Alô , Liberdade
4Elba Ramalho & Os Trapalhões - A Cidade dos Artistas
5Lucinha Lins - História de uma Gata
6Chico Buarque & Os Trapalhões - Rebichada
7Lucinha Lins & Os Trapalhões - Minha Canção
8Chico Buarque & Os Trapalhões - Meu Caro Barão
9Lucinha Lins & Os Trapalhões - Todos Juntos

MPB-4 - Adivinha o que é (1981)

Não tão famoso como o "Saltimbancos Trapalhões", porém tão bom ou até melhor , esse disco me emociona muito até hoje. Lindo!

O grupo vocal MPB-4 organizou, em minha opinião, o melhor disco voltado para crianças do Brasil. As músicas tem sutileza e elêgancia, são alegres e divertidas. O meu vinil deve ter desgastado de tanto escutá-lo em minha infância.

Destaco as músicas "A Lua" , "Rosa Branca foi ao Chão", "Todo Mundo Sabe Dormir" e  "O Sono dos Bichos".

1. O Som Dos Bichos
2. O Galo Cantor
3. Rosa Branca Foi Ao Chão
4. O Verbo Flor
5. Composição Estranha
6. Todo Mundo Sabe Dormir
7. Adivinha O Que É
8. Nomes De Gente
9. Botões
10. A Lua
11. O Sono Dos Bichos
12. O Pato

Nenhum comentário:

Postar um comentário